domingo, janeiro 22, 2012

A FESTA DO GLOBO DE OURO 2012


A festa do globo de Ouro 2012 foi marcada pela descontração, característica habitual desta premiação mantida pela Associação de Críticos Estrangeiros de Los Angeles. Além de premiar os melhores do cinema, eles também destacam os melhores da TV. Projetada como um grande jantar, com direito a bebida, a festa não tem números musicais e nem tecnologia de ponta, resultando ágil e muito mais divertida do que o tradicional Oscar. A premiação também se destaca das demais pelas decisões polêmicas dos diretores do evento. Esta ano, tiveram a coragem de colocar o comediante Ricky Gervais como mestre-de-cerimônias pela segunda vez consecutiva, ignorando a saraivada de críticas recebidas pela cerimônia do ano anterior, onde o comediante falou mal até de quem estava na platéia e soltou farpas pesadas contra o establishment hollywoodiano. Mesmo assim, o Tio Sam foi benevolente e deu uma nova chance ao britânico de boca suja.
Infelizmente, as críticas devem ter surtido algum efeito pois o comediante estava menos ácido e totalmente engessado. Tirando o costume irritante de entrar no palco agarrado a um copo de cerveja, a piadinha mais grosseira foi quando ele citou Mel Gibson e disse que nenhum outro homem havia visto o Beaver de Jodie Foster (título do filme dirigido pela estrela que tentou reerguer a carreira do decadente astro). Na verdade, ele fez um trocadilho infame com a palavra, pois beaver (além de significar “esquilo”) também é usado como gíria para designar o orgão sexual feminino e Jodie é sabidamente lésbica.
Os discursos dos laureados deste ano não foram especialmente inspirados, mas merecem destaque o do queridinho da premiação George Clooney - melhor ator dramático pelo filme The Descendents - que agradeceu ao concorrente Michael Fassbender com uma piadinha sobre o avantajado membro do colega que aparece nu e em tórridas cenas eróticas no filme Shame (2011), sobre a crise de um viciado em sexo. Michele Williams - melhor atriz no quesito comédia ou musical por Five Weeks with Marilyn - não citou o saudoso marido Heath Ledge, mas dedicou o prêmio integralmente a filha que teve com o ator. O agradecimento mais original veio do elenco de Modern Family, a melhor série cômica. Enquanto o produtor agradecia a láurea em inglês, a atriz latina (e linda) Sophia Vergara fazia a tradução simultânea do que ele dizia usando um espanhol politicamente incorreto. O timing de comédia foi perfeito.
E, por último , não poderia deixar de lado o astro que roubou a cena. Não, não foi o Brad Pitt se apoiando numa bengala e muito menos a ubíqua Meryl Streep (melhor atriz dramática pelo filme The Iron Lady). Quem chamou todos os holofotes para si foi o cãozinho Uggie que estrela o filme francês O Artista, ao lado de Jean Dujardin (melhor ator de comédia e/ou musical). O astro de quatro patas realizou alguns truques no palco da festa, ofuscando todo o elenco que acabara de subir para receber o prêmio de melhor filme do ano no quesito Comédia e/ou Musical.
Agora é tentar assistir a alguns dos filmes laureados que devem estrear no Brasil nos próximos dias (muitos já foram lançados e outros saíram direto em DVD) e aguardar a mais famosa premiação do ano: o Oscar. As indicações serão anunciadas no dia 24 deste mês e até lá saberemos se os resultados do Globo de Ouro ainda exercem influência na decisão dos acadêmicos. “

Nenhum comentário: