terça-feira, fevereiro 25, 2014

OSCAR 2014: QUEM É QUEM NA RETA FINAL

A uma semana da entrega do Oscar, vou me abster do direito de comentar sobre toda a pompa e circunstância que envolve as cerimônias de premiação da indústria cinematográfica onde o desfile de beldades sob o tapete vermelho tornou-se mais importante do que o evento em si, para ir direto ao ponto fulcral: QUEM É QUEM NA GRANDE NOITE DO CINEMA.
Previsões são muitos e surgem a cada segundo na internet como coelho no cio, mas o melhor conselho para fazer uma análise segura do que veremos no próximo domingo, 02 de março, é verificar os resultados dos eventos prévios que são considerados termômetros.
O último deles foi o BAFTA que ocorreu no domingo, 16 de fevereiro, em Londres. Ele abarca os profissionais britânicos ligados à indústria do cinema e premia qualquer obra que tenha coprodução com o Reino Unido, daí uma confluência com os indicados ao Oscar. O que tivemos foi um resultado que consolida todas as previsões vigentes: 12 Anos de Escravidão como melhor filme; Alfonso Cuarón pela direção de Gravidade; Blanchett como atriz em Blue Jasmine. As divergências surgiram nas categorias onde tivemos concorrentes locais, daí a opção por Chiwetel Ejiofor em detrimento de Matthew McConaughey por Clube de Compras Dallas, que não pode ser indicado pelo fato do filme ainda não ter estreado em solo britânico.
Apesar das coincidências, as fontes mais confiáveis ainda residem nos prêmios concedidos pelos sindicatos de classe, ou Guildas como eles chamam por lá. Eles englobam o maior número de profissionais da indústria do cinema com direito a voto na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e são os responsáveis diretos pelos cinco finalistas de cada categoria no Oscar. Esta influência é pulverizada na reta final, onde todos passam a votar em todos, sem distinção de classe.
O SAG, Sindicato dos Atores, foi o primeiro a divulgar a sua lista numa pomposa cerimônia realizada no dia 18 de janeiro, com direito a jantar de gala e as indefectíveis duplas de atores contando piadinhas sem graça. Todos ofuscados por uma veterana de 82 anos que, em plena e invejável forma física, subiu ao palco para receber um prêmio honorário pela carreira. Falo da porto-riquenha, naturalizada americana, Rita Moreno que demonstrou ao vivo o real sentido da palavra enterteiner ao conquistar a plateia com simpatia, piadas pontuais e uma voz aveludada usada para entoar uma bela canção de agradecimento. Vale destacar que é a única atriz a ter conquistado todos os maiores prêmios da indústria de entretenimento: Tony (teatro), Grammy (música), Emmy (TV) e Oscar.
Quanto ao resultado da premiação, ela confirmou as barbadas do ano: Cate Blanchett na categoria de atriz e Jared Leto como ator coadjuvante por Clube de Compras Dallas. Colocou Matthew McConaughey como favorito na categoria de melhor ator e deixou Lupita Nyong’o (12 Anos de Escravidão) no mesmo patamar de Jennifer Lawrence na categoria de atriz coadjuvante. Como o foco é a interpretação, o SAG também contempla o melhor elenco do ano. A láurea foi concedida aos atores de Trapaça, que passou a ser visto como uma terceira opção na categoria de melhor filme, vindo logo abaixo do favoritismo criado em torno de 12 Anos de Escravidão e Gravidade.
Esta polarização entre os dois filmes surgiu na entrega do Producers Gilds (Sindicato dos Produtores) que pela primeira vez, desde a sua fundação, laureou as duas produções como melhores do ano num inédito empate. O Sindicato dos Diretores confirmou a preferência por Cuarón e o Writers Guilds (Sindicato dos Roteiristas) laureou o roteiro original de Ela e o roteiro adaptado de Capitão Phillips. Destacando aqui que, devido a uma cláusula interna que não permite a apreciação de obras de roteiristas não sindicalizados, os roteiros de 12 Anos e Gravidade não puderam ser votados.
Os dados foram lançados e, impreterivelmente, até às 17 horas (horário de Los Angeles) do dia 25 do corrente mês - ou seja, hoje - todos os votos serão recolhidos e computados. O resultado final desta corrida onde sobram egos inflamados e campanhas de marketing milionárias só será divulgado no dia 02 de março e vem embalado por toda a pompa e circunstância que se espera de uma produção digna de Hollywood. E apesar de todas as divagações e “certezas” de ocasião, a surpresa é sempre um componente presente num evento desta proporção. 

Nenhum comentário: