terça-feira, dezembro 08, 2009

OSCAR PREVIEW 1

Após a ressaca do feriado de Ações de Graças, o temporada americana de prêmios dedicados à indústria cinematográfica começa para valer, culminando com o mais famoso de todos: o Oscar.
Alguns prêmios menores como o Gothan Awards e o Independent Spirits Awards, voltados para o cinema independente, anunciaram os seus indicados e os votantes do Globo de Ouro – associação composta por cerca de 90 correspondentes estrangeiros sediados em Los Angeles – tiveram tempo de sobra para assistir aos últimos DVD’s promocionais (conhecidos como DVDScreeners) dos filmes candidatáveis e já entregaram os seus votos. A listagem oficial será divulgada no próximo dia 15, duas semanas antes dos membros da Academy Awards receberem as suas cédulas e definirem os seus candidatos preferidos.
Sinal de que este é o auge da ferrenha e agressiva campanha empreendida pelos estúdios para angariar votos e conquistar ao menos uma indicação na disputadíssima festa do Oscar, fato mais do que suficiente para ampliar o alcance de um filme em termos de bilheteria.
Acompanhando a opinião dos críticos mais importantes de Hollywood e a tendência dos prêmios já divulgados, faremos uma prévia das principais categorias. Como é uma lista aberta, ela será passível de alterações até a véspera da lista oficial de indicados que este ano sairá m fevereiro de 2010.


MELHOR FILME
O favorito desde já é Precious e os indícios são fortes. Começou o ano ganhando o Prêmio de Público no prestigiado Festival de Toronto, honraria dada no ano passado a outro filme independente. Estou falando de Quem quer ser um milionário? e o resultado desta história todos nós sabemos – várias indicações e o almejado Oscar de melhor filme do ano. O longa também caiu nas graças da toda poderosa apresentadora Oprah Winfrey, que tem feito campanha aberta pró-Oscar em seus programas. Aliado a tudo isto, Precious arrecadou desde a sua estréia impressionantes US$ 36 milhões (dados acumulados até 04 de dezembro) e já é um dos filmes mais rentáveis de todos os tempos.
No rastro desta unanimidade de crítica e público, temos The Hurt Locker apresentado em 2008 no prestigiado festival de Veneza, mas só lançado no começo deste ano nos Estados Unidos (e já lançado em DVD no Brasil com o título Guerra ao Terror). O filme aborda a Guerra do Iraque e poderá tornar a sua diretora - Kathryn Bigelow - a quarta mulher indicada na categoria de diretor nestes mais de 60 anos de Oscar. Outro título em evidência é Up In The Air dirigido pelo talentoso Jason Reitman (Obrigado por fumar, Juno) e cujo elenco é encabeçado pelo queridinho da academia George Clooney, vivendo um executivo de uma grande empresa encarregado de demitir funcionários em diferentes localidades dos EUA, às voltas com dois novos amores. An Education, produção inglesa dirigida pela dinamarquesa Lone Schering, é outra aposta certeira.
O resto são suposições e conjecturas, pois muitos títulos ainda não estrearam e a recepção de crítica e público poderá definir o futuro destes filmes. Neste páreo estão pesos-pesados como o musical Nine do “Bob Fosse” moderno Rob Marshall, The Lovely Bones a nova incursão dramática do pai do "Senhor dos Anéis" Peter Jackson, Invictus de Clint Eastwood e a maior incógnita de todas - Avatar, o aguardado retorno do recordista de Oscars (por Titanic) James Cameron.

APOSTAS
1 - "PRECIOUS"
2 - "THE HURT LOCKER"
3 - "UP IN THE AIR"
4 - "AN EDUCATION"
5 - "NINE"
6 - "INVICTUS"
7- "INGLOURIOUS BASTERDS"
8- "THE LOVELY BONES"
9 - "UP"
10 -"AVATAR"

POSSIBILIDADES
11 – “SERIOUS MAN"
12 - "BRIGHT STAR"
13 – “500 DAYS OF SUMMER”
14 - "WHERE THE WILD THINGS ARE"
15 - "DISTRICT 9"
16 – “THE LAST STATION”
17 - "STAR TREK"
18– “THE MESSENGER”
19 – “THE ROAD"
20 – “CRAZY HEART”

AZARÕES
21 –“AWAY WE GO"
22 - "BROTHERS"
23 - "THE INFORMANT!"
24 - "IT'S COMPLICATED"
25 - "JULIE & JULIA"
26 - "MOON"

Nenhum comentário: