quarta-feira, janeiro 11, 2006

AMARELO: A COR DO MISTÉRIO

LE MYSTÉRE DE LA CHAMBRE JAUNE Idem, França,2003. De: Bruno Podalydès. Com: Denis Podalydès, Pierre Arditi, Sabine Azema, Jean-Noël Brouté, Olivier Gourmet. S/L. Visto em 10/01/06 (Cinemax). 119 min Sinopse Numa casa envolta em mistério, a filha de um renomado professor quase foi morta dentro de um quarto amarelo. Interessados no caso, um jovem repórter e seu amigo fotógrafo vão ao castelo de Glandier determinados a descobrir quem é o criminoso e por que tentou matá-la. Comentário Os irmãos Podalydès chamaram atenção logo na estréia, quando o filme DIEU SEUL ME VOIT (1998) ganhou o César de melhor primeiro trabalho e o humor da obra foi comparado aos dos filmes de Woody Allen. Este é o terceiro filme deles, sempre com Bruno na direção e Denis como protagonista, além de dividirem a autoria do roteiro. Neste caso, optaram por adaptar um famoso livro de mistério francês que já havia sido filmado antes, e que relata um estranho caso de suposto assassinato. A vítima foi atacada num quarto todo amarelo (daí o título original), que estava trancado por fora e possuía grades na única janela. Do lado de fora, estavam o pai e alguns empregados, que abriram a porta após ouvirem gritos e um tiro. Dentro, estava a jovem desfalecida e a mancha de uma mão ensangüentada na parede. Para desvendar o crime, entra em cena o renomado inspetor Larsan (vivido pelo veterano Arditi) e um bando de curiosos, como um juiz metido a escrito e um repórter incoveniente, que desvenda toda a trama. A investigação é filmada de maneira minuciosa, com direito a letreiros que explicam a ação, como se fosse um filme mudo. Tem produção caprichada e bela fotografia, mas resulta muito longo e, por vezes, cansativo. O elenco é de primeira, mas a grande atriz francesa Sabine Azema tem pouco a fazer como a vítima indefesa, assim como Olivier Gourmet, protagonista de O FILHO dos Dardenne, aqui como coadjuvante fazendo o noivo e principal suspeito. Foi a primeira vez que um filme dos talentosos irmãos franceses passou no Brasil, graças as bombas americanas que ocupam em excesso as poucas salas de exibição. Graças a Santa Tecnologia podemos contar com as tvs por assinatura, DVDs e programinhas legais como o emule.

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